terça-feira, 28 de julho de 2009

O avesso do avesso do avesso de 24 / jul / 2009

Você não é aquela atriz da novela, do cabelo curto?!? Foi a primeira frase que escutei do morador da cidade, devidamente mascarado por causa da Nova Gripe. Desembarquei numa das entradas da Estação Luz do Metrô, com minha mala mais parecida com um elefante: grande e pesada. Trôpegamente, cruzamos a rua. Nem deu tempo de abrir a sombrinha que estava pro cima de tudo, dentro da bendita. Droga, molhei minhas botas! Novinhas..., pensei. O chuvisco encaracolou imediatamente meus cabelos maquiados pela prancha alisadora que somava no peso da mala. Logo o tiozinho do taxi buzinou. Fiz sinal. Ele encostou. Entrei. Assim aconteceram meus 15 segundos de fama. Confundiu-me. Quem sabe, parou por um autógrafo que imaginou estar prestes a ganhar, ou pelo prazer de carregar celebridades. É: se foi por isso, o tio dançou... Tudo por causa do chanel...

- Bom dia!... Por favor, Av. Nove de Julho, 1164, próximo da Avanhandava, sentido Centro/Bairros, no Bela Vista...

Vriiiic, shooop... O discreto limpador de párabrisas acenava pausadamente pra paisagem que tanto tive saudade. Vriiic, shooop... Nos 15 minutos de trajeto - regado a chuvisco que antes era garoa - e outros tantos pares de parabrisas viajando em rítmo intenso, saí da Luz direto pra casa de meu pai.

- Guria, vem de onde?

- De Goiânia.

- Ah! Você pegou aquele ônibus dos sacoleiros!.. que para ali no Bom Retiro... Certo?

- Esse mesmo, peguei sim... É mais barato, bem confortável, e chega rápidinho. Os outros fazem muitas paradas, e tals... eu não gosto. Nas férias não tem promoção de passagem de avião! A gente tem que se virar, né...

- Vriiiic, shooop...

- É, verdade... Eu por exemplo, adoro passear por terra... Nossa, pra mim é a melhor coisa que existe! De onde eu vim, a paisagem é totalmente diferente! E dá prazer em sair de ônibus. Mas de lá de onde tu veio pra cá deve ter muita coisa interessante também! Eu prefiro!... Se bem que ultimamente não tenho nem como viajar. Tô trabalhando bastante, né. Faça chuva ou faça sol! Aqui taxista corre a cidade toda, e se não correr, não come! E olha esse horário!: 8 horas da manhã e já tá desse jeito! Não aguento mais isso daqui! Olha só, guria! Olha isso! Eu!? Eu só trabalho a noite! Essa cidade é um terror! Olha esse túnel! Não aguento mais! É carro demais, moto demais, ninguém respeita ninguém! Um horror! Lá na minha terra?! - eu sou do Rio Grande do Sul, de uma cidadezinha do interior, perto de Porto Alegre... Então, lá na minha terra não tem isso daqui não! Imagina!!! Meu filho?!... Meu filho sempre foi responsável no trânsito! Como a cidade, que era antes menorzinha do que hoje ainda é - meu filho dirigia pra mim pra todo lado com 15 anos de idade! Naquela época era tudo diferente, não tinha essa coisa de fiscalização. Ele ajudava nas contas de casa, sempre foi responsável - nunca aconteceu nada com ele! Ele trabalhava no restaurante que a gente tinha, levava comida, trazia as compras, fazia entrega pros clientes e ficava tudo certo! Aí depois tirou carteira e hoje trabalha em Porto Alegre. Tá casado, já... Mas naquela época, não tinha isso daqui não! Olha que absurdo! Que absurdo! Não... Eu?! Eu vou voltar pra minha terra! Sou taxista porque não tinha outra coisa pra fazer! E eu só trabalho a noite! Você deu sorte de ter me pego na rua a essa hora, porque minha mulher toma Rivotril... Já ouviu falar de Rivotril? Eu tenho que tá lá na farmácia as 8h! Já tô atrasado, mas daqui a pouco tô indo pra lá. Eu tava a caminho mesmo... Se bem que é lá na Zona Leste, a farmácia. Tem que pegar a guia, uma fiiila, uma complicação só! Você toma Rivotril? Não, né?! Minha esposa toma! Eu já tomei também, mas parei. Senão, deu 7 horas eu já tô dentro de casa, descansando! De noite? É beeem diferente! Dá pra passar nas ruas, fica tudo vazio. Aí sim é bom!... Nossa, eu fico louco com isso daqui!... Louco!... Esse carro aqui já foi pros cobres! Amanhã eu pego a papelada no Detran e passo minha concessão de taxi que já foi vendida pra um rapaz aí... Só tô esperando a papelada ficar pronta pra eu passar ele pra frente, pegar o dinheiro e voltar pra minha terra, meu lugar... ... ... Pois é...

- Vriiiic, shooop...

- ...

- Vriiiic, shooop... ... ... Vriiic, shooop...

- Então tá, guria! 12 reais!...

Peguei minha companheira de quase monólogo pelas mesmas alças, dei o trocado pro tiozinho e saltei.

- Muito obrigada, tio! Bom descanso, e vai com Deus...

Enfim, Sampa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEGUIDORES