segunda-feira, 20 de julho de 2009

Para o verdadeiro meu amigo de hoje e aos futuros que hão de vir


E agora, certamente, já se vão seis anos... Jamais contara essa história. Os camaradas ficaram contentes de ver-me são e salvo. Eu estava triste, mas dizia: É o cansaço...

Agora já me consolei um pouco. Mas não de todo. Sei que ele voltou ao seu planeta; pois, ao raiar do dia, não lhe encontrei o corpo. Não era um corpo tão pesado assim... E gosto, à noite, de escutar as estrelas. Quinhentos milhões de guizos...

Mas eis que sucede uma coisa extraordinária. Na mordaça que desenhei para o príncipezinho, esqueci de juntar a correia! Não poderá jamais prendê-la no carneiro. E eu pergunto então: "Que se terá passado no planeta? Pode bem ser que o carneiro tenha comido a flor...".

Ora eu penso: "Certamente que não! O príncipezinho encerra a flor todas as noites na redoma de vidro e vigia bem o carneiro...". Então, eu me sinto feliz. E todas as estrelas riem docemente.

Ora eu digo: "Uma vez ou outra a gente se distrai e basta isto! Esqueceu uma noite a redoma de vidro ou o carneiro saiu de mansinho, sem que fosse notado...". Então os guizos se transformam todos em lágrimas!...

Eis aí um mistério bem grande. Para vocês, que amam também o príncipezinho, como para mim, todo o universo muda de sentido, se num lugar, que não sabemos onde, um carneiro, que não conhecemos, comeu ou não a rosa...

Olhem o céu. Perguntem: Terá ou não terá carneiro comido a flor? E verão como tudo fica diferente...

E nenhuma pessoa grande jamais compreenderá que isso
tenha tanta importância!


Esta é, para mim, a mais bela paisagem do mundo, e também a mais triste. É a mesma da página precedente. Mas desenhei-a de novo para mostrá-la bem. Foi aqui que o príncipezinho apareceu na terra, e desapareceu depois.

Olhem atentamente esta paisagem para que estejam certos de reconhecê-la, se viajarem um dia na África, através do deserto. E se acontecer passarem por ali, eu lhes suplico que não tenham pressa e que esperem um pouco bem debaixo da estrela! Se então um menino vem ao encontro de vocês, se ele ri, se tem cabelos de ouro, se não responde quando interrogam, adivinharão quem é. Então, por favor, não me deixem tão triste: Escrevam-me depressa que ele voltou...

O Pequeno Príncipe
Antoine de Saint-Exupèry


Não li o livro, mas me apaixonei pelo Principezinho na Sessão da Tarde. Nas férias de 1988, assisti pela TV a mais sincera história de minha vida. Talvez por isso eu dê tanto valor na amizade. Para uns, a família é mais importante. Sim, não estou discordando do valor imensurável da família. Família é família e não tem quem a substitua! Mas pra mim, a amizade tem tanto valor quanto, principalmente quando ela é na forma literal da palavra.

Tem amigos de todos os tipo: de bar, de balada, amigo-romance, com defeitos, com muitos defeitos, com qualidades, com muitas qualidades, amigo metade, amigo traíra (amigo?!?!), amigo palhaço, amigo FDP, amigo sumido, amigo (eterno e fiel) de 4 patas, amigo de informações, amigo só pra dizer que é amigo e contar papo pros outros não amigos, amigo do coração, amigo de brigas, amigo de internet, amigo que se mudou e continua do mesmo jeito mesmo com a distância, amigo de ano em ano, inimigo ex-amigo, amigo ex-inimigo, ex-amigo que não virou nada, colega que poderia ter sido amigo, e haja variações de graus da amizade. Pra mim, amigo é amigo e pronto! O que não é amigo é conhecido, colega, pessoa querida...

É para o amigo que eu confidencio, me derreto em lágrimas, não tenho melindre, admito minhas vergonhas, não tenho pudor de dizer que não sei, peço emprestado, peço ajuda, abuso e recompenso. É pro meu amigo que faço doações incondicionais de tempo e espaço assim que ele necessite. É pra ele toda a minha sinceridade, minhas verdades, meu carinho eterno, minhas orações mais luminosas, meu pensamento constante. Dono de terreno lavrado, escriturado e instransferível no meu coração. Ele tem o meu respeito interino. É recíproco a privacidade de sentimentos, a linha de conforto respeitada - tudo aberto na medida certa. Natural como deve ser, o verdadeiro amigo sente as necessidades e belezas da amizade exatamente como você. Pode até torcer pro Corinthians, e você ser Palmeirense. No dia do confronto, vai estar tudo em paz. Posso não entender ou aceitar a forma como meu amigo às vezes leva a vida, mas respeito, assim como quero ser respeitada. E crescemos juntos. (Chegará ainda o dia em que eu sentirei tudo isso por qualquer desconhecido por todos os dias seguintes. Aí, sim, eu posso ir pro Céu!...)

Amigos podem ser completamente diferentes, e se darem tão bem como nenhuma outra relação pessoal da sua vida poderia ser. Tudo porque essa sintonia é perfeita, e mesmo diante das diferenças, é igual o modo deles de sentir e viver a amizade. Na minha vida, meus amigos podem ser contados nos dedos de uma mão, mas preenchem todos os dedais do mundo!

Nesse dia 20 de julho - Dia do Amigo no Brasil, chuva de luz a todos os amigos!, e desejo essa magia àqueles que ainda não descobriram essa verdadeira cara metade.
FELIZ DIA DO AMIGO!

Bjos Temperados,
Lika


PS.: Pra quem tem saudade da Raposa do Pequeno Príncipe, deixo o trecho que dá a receita de como cativar alguém!...
(YouTube) O Pequeno Príncipe e a Rapoza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEGUIDORES